segunda-feira, 6 de junho de 2011

A Democracia enquanto reality-show


Não sendo comentador político, mas não sendo apolítico, gostaria de aqui deixar algumas notas sobre o acto eleitoral de 5 de Junho, apontando algumas ilações que dele (e dos últimos actos eleitorais, em geral), em minha opinião se devem extrair.
Em primeiro lugar, confirma-se a consolidação da abstenção como fenómeno endémico e que veio para ficar. Não chega o argumento de que o fenómeno é já corrente nas democracias ocidentais. A verdade é que descontando os abstencionistas e os que votam em partidos sem ser os vencedores, apenas 2,8 dos 10 milhões de portugueses ficaram representados no novo ciclo de governação, o que, não deslegitimando de forma alguma no plano das regras os vencedores da noite - estes ou outros, noutras ocasiões - dá que pensar, e, apesar de sempre que ocorrem eleições se falar da necessidade de reflectir sobre a abstenção e suas causas, a verdade é que contados os votos, deitados os foguetes e distribuídos os empregos ninguém volta a falar do assunto ou faz mea culpa, dando um contributo para a reversão da situação.
Os partidos em Portugal tornaram-se corporações de interesses e sindicatos de lóbis, divorciados da sociedade e agarrados a dogmas, capelas e clientelas, e aqui incluo até os da esquerda dita anti-sistema, no fundo também ela em busca de um sistema, diferente, mas sistema.
Toda a nossa cultura e praxis política carece porém de ser alterada, a começar nas mentalidades, algo difícil, pois até os jovens que se envolvem na política acabam por corporizar e encaixar no discurso dominante e suas representações formais, reproduzindo tiques e mimetismos das gerações anteriores e promovendo a cultura de facção, apesar das novas roupagens e recursos supostamente irreverentes e modernos, mas no fundo em tirocínio para mais do mesmo.
A causa para este estado comatoso deve ser procurada essencialmente na sociedade blindada e supérflua  em que nos tornámos, atávica no maniqueísta apontar dos bons e dos maus, do permanente Benfica-Sporting( ou Porto…), reduzindo  a política a um fait-divers ou  concurso de simpatias. Ontem, uma televisão ao anunciar o vencedor da noite eleitoral, utilizou mesmo um sistema de gráficos acompanhado por música trepidante, procurando suscitar nos espectadores/eleitores um tipo de  suspense semelhante ao usado no Big Brother, dramaticamente anunciando quem os portugueses tinham expulso da casa, como se eleições  e política não passassem de mais  um reality show em prime time….. Tudo espectáculo, e contudo, com total ausência de discussão das escolhas ou real debate de ideias , se é que ainda há ideias, mortos que estão os Ideais.
A sociedade portuguesa é avessa e diletante no que a um profundo e cirúrgico debate de ideias efectivamente respeita, deixando o debate político nas mãos de dois ou três grupos de media politicamente engajados e veiculando uma opinião publicada nem sempre traduzindo a verdadeira opinião pública, permeável ao tilintar de sound bites e chamando política às folclóricas arruadas que anunciam a chegada do circo à cidade. Daí que, instalado e larvar, o novo rotativismo vá secando o país que pensa, que tem ideias, que quer inovar, qual eucalipto invasivo neste pinhal à beira-mar plantado, capturado pelos rituais tribais, a emulação dos chefes, a domesticação dos conversos e a frenética venda de realidade virtual. Esse país continua por aprofundar, com ou sem eleições,e só quando o ciclo das claques sem cérebro se esgotar( se alguma vez se esgotar)  e todos, transversalmente, oriundos daquilo  que até há pouco se chamava esquerda e direita reflectirmos seriamente sobre o que somos e queremos, poderemos começar então a tentar mudar este país na sua essência, forças e fraquezas, para lá da mera troca de rostos e protagonistas. Tarefa difícil,  porém aquela que vale a pena perseguir, por difícil ou ciclópica que seja.
Ontem, na liturgia do reality-show eleitoral, uns ganharam o poder, parabéns, outros perderam-no, para a próxima será, a verdadeira mudança, porém, está ainda longe de ganhar  nas urnas (se o voto é a festa da democracia é tétrico celebrá-lo em urnas…) pois enquanto tal revolução de ideias e comportamentos não ocorrer, o Portugal que quer e tem de mudar ciclicamente ficará entregue às troikas do fado, como cadáver adiado e órfão da esperança.
Alguém porventura viu os partidos reunir com as universidades, organizar debates aprofundados, sentar a massa cinzenta à mesa a discutir soluções, e ouvir, argumentar, pensar o país real, para lá dos brejeiros beijos às peixeiras, as arruadas ruidosas e os comícios (e bebícios...) de bifanas e febras durante quinze esquizofrénicos dias?
Novos paradigmas precisam-se, auscultando a sociedade, deitando-a no psicanalista,aprofundando o diagnóstico. Não podem nem devem os sequiosos de mudanças ficar porém por aí ou mero protesto, nas acampadas folclóricas ou pelas páginas no Facebook. Mudar impõe uma atitude activa, não por reacção ao adversário ou sem saber para onde, arregaçando as mangas e interiorizando a verdadeira democracia virada para as pessoas e o seu anseio por felicidade e futuro. Esse o debate, essa a causa mobilizadora que a sociedade portuguesa ainda não levou a sério, sobretudo por tacanhez e fraqueza das suas anémicas elites, insistindo em não ver a floresta para além da árvore. Enquanto tal estado de coisas continuar, enquanto a forma se sobrepuser à essência, a abstenção e o divórcio dos cidadãos continuarão a aumentar e o país enfrentará o desencanto que perigosos chamamentos de  sereia poderão um dia atrair para perigosos rumos.
PS- Este não é um texto de um pessimista. É apenas o texto de um optimista avisado.

Sem comentários:

Enviar um comentário