sábado, 22 de setembro de 2012

A Ditadura Democrática



No café do Horácio discutiam-se abertamente as sondagens depois do 15 de Setembro, opiniões antagónicas sobre vencedores, o Pacheco da peixaria pouco convicto da utilidade destas na actual conjuntura:
-Isto com eleições ou sem elas, quem governa é o FMI, escusam de gastar dinheiro ao país! Para estes tipos uma corda ao pescoço ainda era pouco!
-Mas ainda assim o melhor são as eleições. Quem o povo quiser que descalce a bota! -o Chico da barbearia, era pela democracia apesar de tudo.
-O problema é que a democracia se esgota na letra e na semântica das formas, mas não nos meios de lá chegar! -interrompeu o professor Lopes, docente de Matemática no liceu da Portela, e estudioso dos sistemas eleitorais.
Apanhado pela erudição, o Chico fez uma careta, perguntando-se o que seria a tal semântica, o Lopes, vendo ter assistência, pediu mais uma bica e expôs os seus pontos de vista:
-É como digo, o sistema “um homem, um voto” apesar de tido como o mais representativo está paradoxalmente longe de o ser. E casos há em que provavelmente acabamos por eleger o candidato menos votado!
-Como assim? -o Horácio, curioso, quis ouvir mais.
-Vejam o seguinte exemplo -continuou, escrevendo num toalhete do café - suponham que para primeiro-ministro concorrem o Seguro, o Passos Coelho e o Paulo Portas e que votam, por exemplo, 12 pessoas. Cada votante tem uma hierarquia de preferências entre eles, do 1º para o 3º. Suponhamos que as ordens de preferência são as seguintes: para 5 pessoas, a preferência vai para a sequência Seguro-Portas-Passos, para 4 delas Passos-Portas-Seguro, para outras 3 Portas-Passos-Seguro. De acordo com a regra “um homem, um voto”, cada um vota apenas numa preferência e aí o Seguro será eleito, com 42%, certo?
-Certo! Acho eu, pois…-o Horácio coçou a cabeça, concordava, mas desde que não fosse o Seguro a ganhar.
-Mas e se o Passos Coelho retirar a candidatura? O conceito de justiça eleitoral levaria a pensar que devia ganhar o Seguro. Nada mais errado! Uma simples contagem mostra que retirando-se Passos, Portas ganha a Seguro por 70-50 porque Seguro é a primeira escolha para 50 pessoas mas a última para 70. É eleito o Portas! Mais: em eleições só entre 2 candidatos, Portas vence Passos por 80-40 e Passos vence Seguro por 70-50. Os resultados mostram que os eleitores vêm Portas como o melhor candidato, pois ganha a todos isoladamente e Seguro o pior, pois perde em comparação com todos os outros. Ironia do destino: no sistema actual seria eleito Seguro e Portas ficaria em terceiro. O resultado colectivo foi o menos desejado pela maioria dos eleitores. Isto resulta da forma de contar os votos. O sistema “um homem, um voto” não reflecte as opções do eleitorado!
-Estou a ver…é como no Sporting! -ripostou o Chico da barbearia, com ar de entendido.
-Mais ou menos…-sorriu o professor, sem o querer desmentir, a cabeça do Chico já estava confusa. Era preciso é que não fosse o Seguro:
-Esse, nem que a vaca tussa! -elevou a voz, irritado. O professor, ante os inesperados alunos concluiu, rasurando o toalhete:
-O ideal seria que cada votante ordenasse os candidatos por ordem de preferência. Se há 3 candidatos, o primeiro, por exemplo, recebe 2 pontos, o segundo 1 e o terceiro 0. No final somam-se os pontos e ganha quem tiver mais. É mais justo, pois reflecte todas as opções dos eleitores e não apenas uma, a primeira. No exemplo dado, Portas teria 150 pontos, Passos 110 e Seguro 100. Cambalhota: o vencedor, aplicado o outro sistema, ficaria agora em último!
-E já que se fala em democracia representativa, nada como aproximar os resultados das opções das pessoas - concordou o Horácio.
-No fundo, é o sistema do Festival da Canção…- rematou professoral o Chico.
Duma mesa do canto, o velho Albuquerque, anarquista empedernido, metendo-se na conversa, rematou, sentenciando:
-Escrevam é o que lhe digo: se o voto é a arma do povo, não votem, que ficam desarmados! O resultado das eleições vai ser FMI- 120. Mais o juro de 5%. Ganham o primeiro, o segundo, o terceiro, e até o Euromilhões….
-Pois…-suspirou o professor Lopes -o problema é que eles já são donos da urna…

Sem comentários:

Enviar um comentário