quinta-feira, 10 de abril de 2014

33 anos de Associação de Defesa do Património de Sintra

 
A atender à data da escritura, foi a 10 de Abril de 1981 que nasceu formalmente a Associação de Defesa do Património de Sintra, pioneira instituição na defesa dos valores naturais e edificados de Sintra e força propulsora de muitos movimentos cívicos. Sem a ADPS provavelmente o processo de classificação de Sintra como património da Humanidade seria mais moroso, e muitos atentados urbanísticos e na paisagem teriam sido cometidos de forma displicente.
De entre as personalidades que desde a primeira hora estiveram na constituição da ADPS podemos destacar Vasco Cabral da Câmara ou José Manuel Conceição. Mas, e de forma marcante e sistemática até hoje, a figura incontornável de Adriana Jones. Á sua tenacidade, pressão e desassossego, bem como independência perante os poderes, fácticos e institucionais se deve muito do que hoje temos e uma marca de água na história da preservação de Sintra e sua herança.
Nem sempre consensual, mas sincera e empenhada de forma desinteressada, justo é nesta data que se lembre a efeméride e a figura de Adriana Jones, indissolúveis uma da outra. Que continuem por muitos e bons anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário